arcebispo_topo

Inclusão digital e garantia da cidadania: direito de todos

IMG_0545

Passaporte da Cidadania leva acesso a computadores e atividades lúdicas para bairros e comunidades

Por meio do programa Passaporte da Cidadania, a Pastoral do Menor Rio coloca um ônibus equipado com computadores e material lúdico para estimular a integração de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social com a comunidade, incentivando a inclusão social e sua saída das ruas. Para isso, usamos a cultura digital como principal ferramenta pedagógica.

“O Passaporte da Cidadania entra em contato direto com os jovens em situação de rua das comunidades e promove a integração deles à sociedade”, explica Maria Christina Sá, conselheira da Pastoral do Menor Rio.

IMG_0545

O programa funciona como ponto de articulação para uma rede estratégica de serviços articulados com o poder público local, comerciantes e o conjunto de iniciativas comunitárias da Igreja Católica.

Com as ações do Passaporte da Cidadania, conseguimos:

- trabalhar temas sociais relevantes para os jovens com o uso da internet;

- integrar os jovens às redes sociais, com o objetivo de resgatar os laços fraternos com familiares e outros entes queridos;

- estimular o diálogo;

- aguçar o interesse pela educação e alfabetização;

- resgatar a cidadania com o auxílio de assistentes sociais.

Em 2017, as atividades do programa Passaporte da Cidadania contemplaram mais de 3.400 crianças e adolescentes, com novas oportunidades de viverem um futuro melhor, oferecendo as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos dignos e conquistarem seus sonhos.

Quer fazer parte dessa mudança na vida de milhares de pessoas? Torne-se um benfeitor da Pastoral do Menor Rio e, por meio de uma pequena doação, colabore com nossos programas. Saiba como aqui:http://bit.ly/2vchoaB