Saiba como evitar que o pensamento ansioso afete seu dia a dia
A vida agitada, a violência das cidades, o estresse, as preocupações profissionais e as pressões sociais podem desencadear um dos maiores males do século: a ansiedade. Lidar com esse sentimento pode ser complicado, principalmente, porque passa a limitar nossa capacidade de pensar positivamente, de sentir satisfação e admirar as coisas boas da vida.
A ansiedade pode causar sintomas como taquicardia, cansaço frequente, insônia, falta de ar e irritabilidade, e a ajuda médica ou psicológica pode evitar que isso afete sua saúde. Mas existem pequenas dicas para o dia a dia que podem ajudaá-lo a lidar melhor com esse tipo de coisa:
Viva o presente
Tentar “prever o futuro”, na maioria das vezes, resulta em previsões catastróficas para o ansioso. Viver o presente é fundamental para evitar esse tipo de pensamento. Atividades físicas, caminhadas ou algum hobby podem estimular sua concentração no tempo presente e evitar que você foque nas projeções do futuro, nas frustrações ou possibilidades do que pode vir a acontecer.
Assuma o controle do tempo
Quando os prazos urgentes e a correria diária tomam conta, a ansiedade pode nos contaminar com aquele desespero típico da falta de controle do tempo. Planejar as atividades e manter a organização pode ajudar, mas também é importante cultivar pensamentos como “aceitar que nem tudo ficará como está” e “apreciar o momento e melhorá-lo dentro das minhas possibilidades”.
Respire
A respiração tem grande poder. Respire fundo e foque nos movimentos da respiração quando estiver nervoso ou ansioso, isso ajudará a acalmar a mente.
Encare os problemas de outra forma
Estimule questionamentos sobre seu problema. Pense friamente na situação que está enfrentando e retire as barreiras do “não vou conseguir”. Tente encarar a dificuldade como uma oportunidade de aprendizado e melhoria, tente tirar experiências positivas daquilo pelo que está passando.
Aceite o que você não pode mudar
Em algumas situações na vida não podemos lutar contra elas, nem mesmo agindo ou pensando a respeito. Martirizar-se nesses momentos só alimenta a ansiedade. Há coisas que não podemos controlar e são como são. A escolha a fazer é como lidar com aquilo que você não pode mudar.
Use a ansiedade a seu favor
Todos têm parcelas de ansiedade. Em alguns aspectos isso é positivo, pois incentiva o pensamento competitivo e produtivo. Mas isso se torna um problema quando a ansiedade afeta a saúde e a vida social. Tente deixar a pressão beneficiar você com um trabalho melhor, por exemplo, em vez de trazer à tona suas inseguranças.

