arcebispo_topo

IV – Programa de Apoio Familiar

  • 362 famílias atendidas
  • 1810 pessoas beneficiadas
  • 38 Estudos Psicosociais e visitas domiciliares
  • 49 Orientação e Encaminhamento(acolhimento)
  • 26 Articulação com a Rede Socioassistencia
  • 57 Agentes de Pastoral participaram das reuniões mensais de orientação para
    o trabalho com famílias e comunidades
  • 143 Agentes da Pastoral do Menor e Educadores do Programa de Inclusão Digital capacitados nas áreas saúde, garantia de direitos das crianças e adolescentes, planejamento, gestão de pessoas, relações
    interpessoais e elaboração de projetos.

 

O trabalho social com famílias da Pastoral do Menor tem como objetivo “fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida” (Resolução 109 do Conselho Nacional de Assistência Social, 2009). As ações desenvolvidas neste programa são: acolhida, estudo social, visitas domiciliares, orientação e encaminhamento, grupos com famílias abordando temas relacionados ao cotidiano, visando á reflexão para a formação da consciência crítica, atendimento individual aos adolescentes e suas famílias, articulação com a Rede Socioassistencial e formação continuada dos Agentes da Pastoral.

“Sou mãe do adolescente Abner. Para mim, ter meu filho no projeto tem sido uma benção. O projeto me traz tranquilidade, pois tenho total confiança no espaço, nos professores, etc. Estou prestes a completar um ano no meu trabalho, que foi consequência de uma das reuniões de pais aqui na comunidade. Antes eu não trabalhava. Agora trabalho tranquila. Sei que meu filho está sendo bem orientado. Fico despreocupada, pois meu filho está no CIAMPA.”

– Rosimeri, 35 anos

Urucânia

Quem Somos
Legenda

Marcilio Dias

Quem Somos
Legenda

Acari

Quem Somos
Legenda